Tabela de Nutrientes para Consulta

 

 

Vitamina

Função

Possibilita

Fontes

1

A

Atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas; aumenta a resistência aos agentes infecciosos.

Fortalecimento de dentes, unhas e cabelos; prevenção de doenças respiratórias.

Manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora.

2

B1 ou tiamina

Auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal.

Alívio de dores musculares e cólicas da menstruação; pele saudável.

Carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovo

3

B2 ou riboflavina

Conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular.

Benefícios para a visão e diminuição do cansaço ocular; bom estado da pele, unhas, cabelos e mucosas.

Fígado, rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela.

4

B6 ou piridoxina

Permite a assimilação das proteínas e das gorduras

Melhora de sintomas da tensão pré-menstrual; prevenção de doenças nervosas e de afecções da pele

Carnes de boi e de porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.

5

B12 ou cobalamina

Colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico

Melhora na concentração e memória; alívio da irritabilidade.

Fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia, salmão, truta, atum, gema de ovo, músculo de boi.

6

C ou ácido ascórbico

Conserva os vasos sangüíneos e os tecidos; ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos.

Produção de colágeno; redução do efeito de substâncias que causam alergia; previne o resfriado.

Limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre.

7

D

fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam

Prevenção da osteoporose

Óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo, raios de sol.

8

E

Antioxidante; favorece o metabolismo muscular e auxilia a fertilidade.

Alívio da fadiga; retardamento do envelhecimento; prevenção de abortos espontâneos e cãibras nas pernas. 

Germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.

9

H ou biotina

Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos

Prevenção da calvície; alívio de dores musculares e do eczema e dermatite.

Fígado e rim de boi, gema de ovo, batata, banana, amendoim.

10

K

Essencial para que o organismo produza protombrina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue.

Formação de determinadas proteínas

Fígado, verduras, ovo

11

Ácido fólico

Atua na formação dos glóbulos vermelhos

Prevenção de defeitos congênitos graves na gravidez; prevenção do câncer.

Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, feijão, brócolis, banana, melão. (produção rápida) - 1 colher de sopa de suco de espinafre + 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio + 1/2 copo de água

12

B3, PP ou niacina (ácido nicotínico)

Possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos.

Produção de hormônios sexuais; auxílio no processo digestivo.

Lêvedo, fígado, rim, coração, ovo, cereais integrais.

Produção rápida: 1 colher (sopa) de suco de espinafre + 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio + ½ copo de água.

13

B5 ou Ácido pantotênico

Auxilia o metabolismo em geral

Prevenção da fadiga; produção do colesterol, gorduras e glóbulos vermelhos.

Fígado, rim, carnes, gema de ovo, brócolis, trigo integral, batata.

14

B6

 

 

Banana, granola, couve e bruxelas

15

B5 ou Ácido pantotênico

Auxilia o metabolismo em geral

Prevenção da fadiga; produção do colesterol, gorduras e glóbulos vermelhos.

Fígado, rim, carnes, gema de ovo, brócolis, trigo integral, batata.

16

B6

 

 

Banana, granola, couve e bruxelas

17

Ácido paramino-benzóico

Estimula o crescimento dos cabelos

 Além do crescimento, manutenção da cor e suavidade dos cabelos.

Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras.

 

18

B7 ou Colina

Auxilia no crescimento

Diminuição do excesso de gordura no fígado; produção de hormônios.

Gema de ovo, soja, miolo, fígado, rim.

 

 

19

Colina e Inositol

Age no metabolismo do colesterol

Auxílio na remoção de gorduras e redução de colesterol no sangue

Lecitina de soja, ovos caipira, gérmen de trigo, granola.

 

20

Triptofano e Tirosina

 

 

Leite materno, ovos, proteína de soja.

 

21

Cálcio

Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo

Contração de músculos; absorção e secreção intestinal; liberação de hormônios.

Queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju, sardinhas, iogurte, tofu, espinafre, agrião.

 

22

Cobalto

Age junto com a vitamina B12, estimulando o crescimento e combatendo as afecções cutâneas. VASODILATADOR.

 Produção de glóbulos vermelhos e formação da mielina

Está contido na vitamina B12 e no tomate e própolis verde.

 

23

Fósforo

Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo.

Prevenção de pedras nos rins; tratamento de diabetes.

 

24

Ferro

Indispensável na formação do sangue; atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo.

Tratamento de anemia e cólicas menstruais

Fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona.

 

 

25

Iodo

Faz funcionar a glândula tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos.

Alívio de dores nos seios; redução de risco de câncer de mama.

Agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos mar,vegetais

 

 

     

 

27

Potássio

Atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação as células. Armazenam. carboidratos;

Aumento atividade dos rins; manutenção pressão arterial.

Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã, arroz integral.

 

28

Magnésio

Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular

Contração e relaxamento muscular; transporte de O2.

Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate, mel, tofu, castanhas, gérmen de trigo, granola, espinafre, linguado.

 

29

Manganês

Importante para o crescimento; intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1

 Desenvolvimento de recém-nascidos; coagulação do sangue; cicatrização de feridas.

Cereais integrais, castanha, granola, espinafre, amendoim, nozes, feijão, arroz integral, banana, alface, beterraba, milho.

 

30

Silício

Age na formação dos vasos e artérias e é responsável pela sua elasticidade; atua na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenças da pele e o raquitismo. Chamado de cirurgião silencioso. Fixação de colágeno e rejuvenescedor de células.

 Prevenção de problemas cardíacos; redução da queda de cabelo; tratamento de unhas quebradiças; aumento da elasticidade da pele. Substitui o titânio (não vende no Barsil).

Amora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona, cebola. Chá de cavalinha.

 

31

Flúor

Forma ossos e dentes; previne dilatação das veias, cálculos da vesícula e paralisia.

Prevenção de cáries dentárias e osteoporose

Agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral.

 

32

Cobre

Age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue)

 Desenvolvimento de ossos e tendões; redução da dor em caso de artrite.

Centeio, lentilha, figo eco, banana, damasco, passas, ameixa, batata, espinafre.

 

33

Sódio

Impede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos; previne a coagulação sangüínea.

Alívio de dores e cãibras musculares; auxílio no processo digestivo.

Todos os vegetais (principalmente salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), queijo, nozes, aveia.

 

 

         

 


 

Sentir, pensar e agir em harmonia.

Nossas maiores estruturas são o corpo, o propósito e as relações.
  • Relações dentro do corpo entre suas partes e com os corpos mental, emocional, energético;
  • Relação entre seus arquétipos (aspectos de personalidade e papéis sociais);
  • Relações intra e interpessoais.
  • Fluxo em todas as áreas da vida, se retro-alimentando.

Realinhamos estes elementos, de forma sistêmica e multidimensional, para retomar o fluxo da vida e da realização.Viver como num jogo de xadrez, calculando o próximo passo, controlando e administrando reações, gera tensão e compressão.

Sentidos como dores na coluna, articulações, disfunções hormonais, ansiedade, depressão, pânico, obesidade e outros.

Através de dores físicas e emocionais e na vida material, o corpo tenta nos dizer, à todo momento, o que é necessário.

Nosso cérebro assemelha-se a um hardware que opera com softwares (programações). Desinstalamos juntos este software  e instalamos a programação atualizada.

Considerando que nosso software está instalado em rede com o todo, a transferência de dados é ininterrupta e transforma cada célula nossa em cada segundo, sofremos interferências de forma passiva e impotente várias vezes ao dia. As emoções provocam descargas, com emissão de ondas e direito a curto circuito e arquivos fantasmas, vírus e bugs variados.

Somente quando você toma conhecimento, você tem poder de intervenção.

Treine suas partes a seu favor. Está tudo dentro de você.  

Todas as realidades sonhadas/ desejadas já são reais em alguma dimensão de você.

Materializamos a realidade da dimensão que mais alimentamos.